Medicina Tradicional Chinesa

 

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é um sistema de tratamento de saúde que se baseia em princípios filosóficos e conceitos próprios. Ela tem origem há mais de 2 mil anos e se baseia na ideia de que as doenças são causadas por um desequilíbrio da força vital, o qi. 

 
 
A MTC trata o indivíduo e não a doença, e a escolha do tratamento depende do padrão de desarmonia que a pessoa apresenta. Os principais métodos de tratamento são:
  • Acupuntura
  • Ventosaterapia
  • Fitoterapia
  • Moxabustão
  • Tui Na ou Tuiná
  • Práticas físicas, como o Tai Chi Chuan
  • Dietoterapia
  • Massagem terapêutica 
     
     

A MTC é baseada nos conceitos de yin e yang, dos cinco movimentos, do qi e dos canais de energia. A MTC pode ser eficaz na redução de sintomas como dores musculares e articulares, distúrbios digestivos, dores de cabeça e insônia. 

DIETOTERAPIA CHINESA


A Dietoterapia Chinesa utiliza o conceito de energias yin e yang. Desta forma, todo o alimento que se encontra no campo energético yin é frio, refrescante e tranquilizante, enquanto aqueles que são yang tem características quentes, de aceleração e energizantes. Todo alimento quando consumido de maneira correta, tem seu efeito positivo no corpo, mantendo o equilíbrio do Qi.
A Medicina Tradicional Chinesa prega o equilíbrio do corpo através do Qi (energia vital), sendo assim, a energia consumida por meio da comida contribui para o equilíbrio da força vital. Além disso, os alimentos são divididos em diversas categorias, como quentes, frios, mornos e gelados, o que representa a forma que eles se manifestam no organismo humano. A natureza do alimento não é determinada por sua temperatura aparente, mas sim pelos efeitos que pode ter no corpo após o consumo. Se uma pessoa ingerir continuamente apenas um tipo de alimento, vai gerar um desequilíbrio no corpo que afeta o sistema imunológico. Os sabores básicos da Dietoterapia Chinesa são: amargo, azedo, picante, doce e salgado. E que esses cinco sabores estão intrinsecamente ligados aos cinco principais sistemas do corpo: coração, fígado, rim, baço/pâncreas e pulmão, e as energias yin e yang.
Dieta dos 5 elementos
Elemento madeira: relacionado ao sabor azedo e ao fígado e à vesícula biliar, quando a energia da madeira se desequilibra, recomenda-se uma alimentação rica em pratos neutros, frios e gelados.
Elemento fogo: ligado ao coração, intestino delgado, pericárdio e triplo aquecedor, está ligado a sabores amargos. Se recomenda o consumo de alimentos neutros, frios e gelados;
Elemento terra: está relacionado ao sabor doce, e está ligado ao baço-pâncreas e estômago. Os alimentos recomendados são quentes, mornos e neutros.
Elemento metal: tem sabor picante e corresponde às regiões do pulmão e intestino grosso. Os alimentos recomendados são quentes, mornos e neutros;
Elemento água: tem sabor salgado. Esse elemento corresponde a regiões do corpo como os rins e a bexiga, e para fortalecê-lo basta incluir à dietoterapia chinesa, alimentos quentes, mornos e neutros.

Tipos de alimentos

Quente: todo alimento que fornece energia o mais próximo possível do yang (exemplo: anis-estrelado, licor, malte de cevada e melaço);
Morno: energia moderadamente próxima ao yang (arroz branco, baunilha, chocolate, couve-de-bruxelas e damasco);
Neutro: alimentos utilizados para neutralizar e gerar harmonia na energia do organismo (exemplo: alface roxa, ameixa, batata-doce e grãos verdes);
Frio: fornece energia yin moderada (exemplo: agrião, alface lisa, salsa, broto de feijão e chá de hibisco);
Gelado: tem uma energia yin muito alta (acelga, broto de bambu, carambola, ricota e tomate);

 

Chat
Psyqi Acupuntura e Psicologia
Atendimento
Posso Ajudar? 👋