Acupuntura

A acupuntura é uma prática que usa a aplicação de agulhas pequenas em várias regiões do corpo, chamadas meridianos. Nesses pontos específicos, são encontradas terminações de fibras musculares, nervos e tendões. Desse modo, a técnica ajuda no alívio das dores, tensões e mal-estar.

Qual é a origem da acupuntura?

Os registros mais antigos da acupuntura ultrapassam os 5 mil anos e têm origem na China. Quando foi criada, era comum acreditar que dores, náuseas e demais desconfortos físicos e mentais eram causados por um desequilíbrio corporal devido a fatores externos.

Para restabelecer o equilíbrio, são utilizadas agulhas para realizar pequenos furos em pontos específicos da pele, nos quais as energias podem ir e voltar. Desse modo, é possível ver o alívio de diversos sintomas negativos.

No Brasil, a prática chegou com a imigração japonesa e chinesa, por volta do início do século XX. No ano de 1995, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu a acupuntura como uma especialidade médica, devido à ciência por trás dessa prática.

Quando ela é indicada?

A acupuntura pode ser utilizada como terapia complementar para diversos sintomas físicos e mentais. Desse modo, é indicada principalmente para o tratamento de problemas gastrointestinais, tensão muscular e estresse.

Dores crônicas (como as ortopédicas ou as provocadas pelo lúpus), distúrbios de sono e ansiedade também são problemas que podem ter os sintomas diminuídos com a técnica da acupuntura. Isso vale tanto para crianças, adultos e idosos quanto para animais.

Além disso, muitas pessoas têm dúvidas se a acupuntura dói. Na verdade, esse é um processo bastante subjetivo. Algumas sentem dor, enquanto outras percebem apenas uma pressão ou um leve incômodo.

O ideal é relatar ao profissional o que você está sentindo durante a sessão, para que a técnica seja ajustada a ponto de provocar o menor desconforto possível.

Analgesia 

analgesia por acupuntura é um processo neurobiológico complexo, mediado não apenas por endorfinas, encefalinas e dinorfinas mas também por uma grande variedade de neuropeptídios, hormônios, monoaminas, catecolaminas e substâncias moduladoras e transmissoras tais como a serotonina, a neurotensina, a colecistoquinina …

A inserção da agulha de acupuntura estimula terminações nervosas que existem na pele e nos tecidos ao redor; este estimulo segue pelos nervos periféricos ate o sistema nervoso central (medula e cérebro) e libera substâncias químicas(neurotransmissores), promovendo efeitos analgésico, anti-inflamatório e relaxante .

 

 

 

Chat
Psyqi Acupuntura e Psicologia
Atendimento
Posso Ajudar? 👋